Câmara na Escola recebe a primeira escola do ano em visita ao Legislativo

Alunos da E.M. Prof. Anísio Teixeira participaram do programa que difunde a história do Legislativo e o papel da Câmara Municipal; nesta quinta, mais alunos, da mesma escola, estiveram na Casa
Câmara na escola
Câmara na Escola recebe a primeira escola do ano em visita ao Legislativo

Fotos: Viviane Mendes/Eli Zacarias

Na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, o Programa Câmara na Escola recebeu a primeira visita de alunos deste ano. Foram duas turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Anísio Teixeira. De manhã, as monitoras do projeto recepcionaram 25 alunos do 8º ano A, acompanhados pelo professor Matheus de Falco Soares de Oliveira, de Educação Física. À tarde, foi a vez do 8º ano C, com uma turma com 19 alunos, acompanhados pelo professor Euclides de Oliveira, de Geografia.

A escola Anísio Teixeira é uma entusiasta do Programa Câmara na Escola. E aproveitou esta quinta-feira, 25/2, para trazer mais duas turmas de oitavo ano. De manhã, veio a Turma B, com 28 alunos, acompanhados pela professora Cleomara Aparecida Garcia; à tarde, veio o 8o. Ano D, com 15 alunos, acompanhados pelo professor de Matemática, Adriano César Felício.

A diretora, professora Cacilda Vieira Barreto, destacou que a escola procura aproveitar ao máximo a participação no Programa Câmara na Escola. “Os alunos são preparados e orientados a fazer perguntas. Depois, dentro da disciplina de História, eles terão que fazer um trabalho sobre o assunto. Percebo que eles se tornam mais críticos, aprendem a dialogar, a questionar e a querer saber mais.”

A coordenadora do programa, Flávia Strabeli, conduz o grupo pelos vários ambientes do Legislativo, como a Galeria Anita Malfati, com exposição permanente de painéis com informações históricas e móveis e utensílios antigos; a Galeria dos Presidentes, o Plenário e gabinetes dos vereadores.

Os alunos também aprendem sobre o funcionamento da Câmara de Vereadores, como são feitos os projetos de lei e a sua votação em Plenário. Os jovens conversam com vereadores e tiram dúvidas. Nessas primeiras visitas ao Câmara na Escola, eles foram recebidos pelo presidente da Câmara, Walter Gomes e visitaram o gabinete do vereador Rodrigo Simões. O vereador André Luiz da Silva conversou com os alunos no Plenário, e destacou que o Programa Câmara na Escola é um importante canal de comunicação entre a Câmara e os estudantes da cidade. Uma atração para os jovens é conhecer o estúdio da TV Câmara Ribeirão, última parte do programa de visita.